17/12/2015

Receitas de sobremesas com panettones para o Natal

Já pensou nas sobremesas para sua ceia de Natal? Gosta de panettones? Selecionamos 5 receitas de sobremesas feitas com o pão típico mais gostoso das festas natalinas: o panettone! Sabemos que nessa época é muito comum comprarmos ou sermos presenteados com panettones ou chocotones. E o que fazer com tantos panettones? Calma!!! Preparamos 5 receitas deliciosas e sofisticadas para você fazer em casa reaproveitando as sobras de panettones e surpreender a família e amigos. Tem receita de torta gelada com panettone, panettone com brigadeiro, pavê de chocotone, gratinado de panettone e claro as clássicas rabanadas de panettone. Aproveitem e se deliciem!

1- Torta Gelada de Natal

Ingredientes:
1 panettone de 500 g
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 caixa de chantili pronto
300 g de sorvete de chocolate
200 g de frutas secas picadas (nozes, damasco, cereja, avelã)
350 g de chocolate ao leite picado
2 latas de creme de leite
1 panetone de 500 g

Modo de preparo:
Forre uma tigela média de 16 cm de diâmetro com filme plástico. Corte o panettone em fatias finas (reserve algumas fatias), umedeça-as no leite com cacau (se quiser pode colocar licor de cacau) e forre o fundo e as laterais da forma. Bata o chantili na batedeira até atingir o ponto ideal de chantili. Passe uma camada de 2 cm de chantili sobre as fatias de panettone e em seguida leve ao freezer até endurecer. Sobre o chantili coloque uma camada de sorvete de chocolate e ponha novamente no freezer até endurecer. Esfarele as fatias de panettone reservadas e umedeça com o restante do leite com cacau e (licor de cacau se preferir). Derreta 150 g de chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Acrescente as frutas picadas, o chocolate derretido e o creme de leite. Misture bem até formar uma pasta. Coloque sobre o sorvete de chocolate, completando a forma. Leve ao freezer por 6 horas.
Prepare a cobertura:
Derreta 200 g chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Misture com (uma lata) o creme de leite e leve à geladeira até começar a endurecer. Bata na batedeira, até formar um creme. Desenforme a torta e cubra com o creme. Decore com raspas de chocolate e frutas secas.
sobremesa gelada de panettone receita

2- Panettone com Brigadeiro

Ingredientes:
1 panettone de 500 g
2 latas de leite condensado
2 colheres de (sopa) de margarina
1/4 xícara de (chá) de leite
3 colheres de (sopa) de chocolate em pó
Bolinhas de chocolate ao leite e chocolate branco para decorar

Modo de preparo:
Em uma panela, misture o leite condensado, a margarina, o leite e o chocolate em pó. Leve ao fogo, mexendo sempre até começar a aparecer o fundo da panela. Deve ficar um pouco mais mole do que o ponto de enrolar. Deixe esfriar. Corte o panettone em cinco discos. Coloque uma camada de brigadeiro sobre cada disco. Reserve um pouco de brigadeiro. Leve o panetone recheado à geladeira até o recheio firmar. Depois de gelado, sobre a tampa espalhe o brigadeiro reservado e decore com as bolinhas de chocolate ao leite e branco.
deliciosa sobremesa de panttone com brigadeiro

3- Pavê Trufado de Chocotone

Ingredientes:
400 g de chocolate meio amargo picado
1 lata de creme de leite sem soro
1/2 xícara (chá) de Nutella
300 g de chocotone
1 xícara (chá) de leite
100 g de gotas de chocolate para decorar

Modo de preparo:
Em banho-maria, derreta o chocolate, misture o creme de leite e a nutella. Corte o chocotone em fatias e umedeça-as no leite. Forre com filme plástico o fundo e as laterais de uma fôrma retangular. Alterne camadas de chocotone e camadas de creme de chocolate. Decore com as gotas de chocolate.

Dica: Faça essa receita com sobras de chocotone e sirva acompanhado de bolas de sorvete de creme.
Pavê de chocotone trufado

4- Gratinado de Panettone

Ingredientes:
1 panettone de frutas cristalizadas de 500 g
1 sachê de catupiry de 250 g
4 colheres de (sopa) de geleia de pêssego
4 pêssegos frescos (300 g)
2 xícaras de (chá) de leite
3 ovos
1/2 xícara de (chá) de açúcar

Modo de preparo:
Corte o panettone em 10 fatias finas. Espalhe generosamente o catupiry em cada fatia, apenas de um lado e depois a geleia. Lave os pêssegos e corte-os em gomos médios, eliminando o caroço. Num refratário médio distribua as fatias de panettones em pé, lado a lado de maneira que fiquem apoiadas umas nas outras, intercalando com os gomos de pêssego. Reserve. Numa vasilha misture os ovos batidos, o leite e o açúcar. Em seguida, despeje essa mistura sobre as fatias de maneira que todas fiquem embebidas pelo líquido (3/4 das fatias devem ficar submersas na mistura de leite e ovos). Leve ao forno médio (180°) , preaquecido, por volta de 30 minutos ou até a superfície dourar ou a mistura ficar cozida.

Dica: Se quiser pode substituir o pêssego por maçã e a geleia por mel. E para finalizar salpique canela em pó depois que a sobremesa sair do forno.
sobremesa de panettone ao forno com frutas

5- Rabanadas de panettone

Ingredientes:
1 panettone de frutas cristalizadas ou chocotone de 500 g
2 ovos batidos ligeiramente com garfo
1 lata de leite condensado
1 litro de leite
1 vidro de leite de coco
Açúcar a gosto
1 colher (sopa) bem cheia de canela em pó

Modo de preparo:

Corte os panettones em fatias não muito finas e reserve. Junte o leite, os ovos, o leite condensado, o açúcar e o leite de coco e misture bem. Em seguida passe as fatias do panettone nessa mistura e frite em óleo quente. Depois que dourar dos dois lados, coloque em um papel toalha para retirar o excesso de óleo. Finalize polvilhando canela e açúcar sobre as fatias.

Dica: Faça uma calda de caramelo e jogue por cima das rabanadas prontas e polvilhe canela com açúcar sobre as fatias e sirva com sorvete de creme.
Saborosa rabanada de panettone

Nenhum comentário:

Postar um comentário